HOME | Notícias | Clima

Sistema FAEP orienta produtores após temporais no Paraná

Após os temporais que atingiram diversas regiões do Paraná, a FAEP orienta produtores e sindicatos sobre como agir para reduzir prejuízos

Sistema FAEP orienta produtores após temporais no Paraná

FAEP orienta produtores do Paraná sobre renegociação de dívidas e acionamento de seguros após temporais. Foto: Sistema FAEP / Divulgação

Foto do autor Redação RuralNews
05/11/2025 |

Os temporais que atingiram diversas regiões do Paraná no último fim de semana causaram grandes prejuízos no campo. Diante desse cenário, o Sistema FAEP orienta produtores e sindicatos rurais sobre os principais procedimentos para reduzir as perdas provocadas pelas fortes chuvas.

De acordo com levantamento do governo estadual, ao menos 38 municípios registraram chuva intensa e granizo. As lavouras, os aviários e as estruturas de armazenagem foram duramente afetados. Em Itambé, no Noroeste do Estado, mais de 10 mil hectares de área produtiva sofreram danos.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou que o momento exige agilidade. “O nosso produtor rural já vinha com uma situação difícil por conta dos sucessivos eventos climáticos dos últimos anos, que impactam diretamente na produção e renda no meio rural. Diante do recente acontecimento, precisamos de ações rápidas e eficientes para que os agricultores e pecuaristas que registraram perdas possam renegociar suas dívidas”, afirmou.

Orientações aos sindicatos rurais

Os sindicatos devem procurar as prefeituras locais para informar os prejuízos e, se necessário, solicitar o decreto de situação de emergência. Além disso, é importante pedir relatórios dos danos junto ao Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura do Paraná (Seab). Essas informações ajudam a comprovar a gravidade dos impactos e facilitam a adoção de medidas de apoio.

Medidas para produtores rurais

Produtores que possuem apólices de seguro ou contratos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) precisam acionar as seguradoras e as instituições financeiras o quanto antes. Esses agentes são responsáveis por realizar as vistorias nas propriedades e confirmar os prejuízos.

O Manual de Crédito Rural do Banco Central prevê a prorrogação de dívidas de custeio em situações de desastre natural. No entanto, as condições são individuais e devem ser negociadas diretamente com as instituições financeiras.

Para fazer a solicitação, o produtor deve registrar os prejuízos com fotos e vídeos. Em seguida, é necessário apresentar um laudo técnico e um demonstrativo da capacidade de pagamento, com receitas e custos da safra. Depois, o pedido deve ser protocolado em duas vias. Caso o banco recuse, o produtor pode fazer a entrega do documento por meio de cartório de títulos e documentos.

O Sistema FAEP também disponibiliza modelos de pedidos de renegociação para produtores endividados, especialmente quando os bancos não possuem formulários próprios.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Sistema FAEP # Produtores
# Temporais # Paraná # Armazenagem # Seguradoras